O que faz um Engenheiro Mecânico?
“Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo.” A frase do célebre cientista grego Arquimedes, inventor da alavanca, da roldana e do parafuso, tem tudo a ver com a Engenharia Mecânica. As invenções de engenhos são o foco principal do trabalho do engenheiro mecânico.
Podemos dizer que o dia a dia do engenheiro mecânico é rodeado por máquinas, afinal, projetá-las é uma das suas principais atribuições. Robôs, turbinas, veículos automotores, veículos aéreos, eletrodomésticos, brinquedos e até os cobiçados motores de carros de Fórmula 1 são alguns itens da categoria de suas criações.
Além disso, ainda na indústria, desenvolve atividades que abrangem todas as áreas de produção: ele é responsável por criar e aprimorar equipamentos e métodos de transmissão de energia; aperfeiçoar e supervisionar os processos produtivos; calcular as quantidades de matéria-prima a serem utilizadas; elaborar protótipos; efetuar o controle de qualidade; e garantir a segurança das instalações.
O profissional ainda desenvolve sistemas de automação e cuida da manutenção de equipamentos, planeja sistemas de aquecimento e refrigeração e projeta peças e engrenagens; além de se ocupar da área de vendas, suporte e gestão.